sábado, 28 de janeiro de 2012

Pedro Juan Gutiérrez




Ok, eu ainda não tinha postado nada no Cavalos em 2012. Então resolvi postar, repostar uma antiga entrevista que fiz com o escritor Cubano Pedro Juan. Até hoje não sei o motivo dele ter a boa vontade de se prestar a dar essa entrevista a um zé ninguém. Buenas, isso prova que no mínimo o cara é gente fina, além de eu gostar muito da sua literatura. Para quem não leu ainda. Taí:


Ouvi falar em Pedro Juan Gutiérrez, foi no apartamento de um amigo. Lá estava ele com o livro Trilogia suja de Havana. Peguei o livro e dei uma examinada. Li trechos e logo percebi que eu gostaria do livro. Não deu outra. Pedi o livro emprestado e levei para casa. O homem de Cuba e suas histórias cheias de sexo, loucura, bebidas, sujeira e charutos. Homens e mulheres lutando para sobreviverem em meio a degradação.
Anos se passaram e então tive a oportunidade de entrevistá-lo. Uma entrevista que Pedro Juan Gutiérrez teve a gentileza de me conceder.

(Emerson Wiskow)

Wiskow - A literatura pode salvar, pode ser considerada um meio de libertação para o homem?

Pedro Juan - Definitivamente sim. A literatura é antes de tudo um exercício de reflexão e de pensamento. Quando se termina de ler um livro nunca mais se é o mesmo.


Wiskow - Você afirmou que escreveu Trilogia Suja, bêbado, numa espécie de transe e loucura. Como é que você escreve agora?

Pedro Juan - Isso acontece com muitos escritores. De alguma forma, somos mensageiros de um mundo invisível, percebemos e escrevemos. Por isso a literatura é absolutamente inexplicável.

Wiskow - Qual a importância das mulheres em tua vida, e na tua literatura?

Pedro Juan - Sem as mulheres não somos nada. Minha vocação original foi ser um cantor de boleros para cantar o amor as mulheres, aos desenganos, ao álcool, ao desespero e a luxúria.

Wiskow - O seu último livro lançado no Brasil, O Ninho da Serpente, mostra o personagem Pedro Juan na adolêscencia e quando jovem. Suas descobertas, sexo, literatura, seu crescimento e a batalha pela sobrevivência no caos que se instalou sobre sua vida de uma hora para outra. Seu próximo livro tratará sobre o quê?

Pedro Juan - Tenho o projeto de vários livros, mas incrivelmente basta eu escrever uma mínimo que seja, sem saber por que, e de repente se organiza um livro que sai da trevas. Assim, não posso responder de modo matemático. No momento estou descansando após ter passado quatro meses na Europa.


Wiskow - As pessoas geralmente desejam saber como vivem seus ídolos, escritores, atores, etc. Você tem muitos fãs no Brasil, como vive Pedro Juan?

Pedro Juan - Vivo como uma pessoa normal, igual as outras. Me preocupo muito com meus amigos da vida inteira e com minha familia. Fujo sempre da popularidade e de toda essa parefernália.

Wiskow - Existe algum conselho para quem está se aventurando na literatura?

Pedro Juan - Não tem porque se apressar em publicar algo. É melhor escrever bastante e não mostrar o que se escreve até que se esteja convencido de sua qualidade. Eu publiquei Triologia suja de Havana aos quarenta e oito anos. Antes disso, estive escrevendo e ocultando por trinta anos, contos, poemas e romances.

Um comentário: